Vocês sabiam que existe uma outra 2 de Janeiro? Não!
Bom como todo conto de histórias da Bahia, ela fica na cidade de Jacobina-BA.
Sua história é datada igual a filarmônica 2 de Janeiro de Canavieiras, só que ela é a irmã mais velha ou veterana, pra não soar como chimgamento,e que tem seu respeito e tradição. A Filarmônica 2 de Janeiro é uma instituição cultural do município de Jacobina, no estado da Bahia, foi fundada em 2 de janeiro de 1878, onde é uma referência cultural da cidade de Jacobina e promove a música e a formação de vários músicos.
Dentre as suas principais atividades, assim como as demais filarmônicas a mesma realiza eventos culturais e sociais, o que visa ontribuir para a formação artística da população jacobinense, valorizando novos talentos locais, e mantendo em suma sua escola de Música viva e em atividade.
História
Foi fundada por uma família de imigrantes italianos
A Filarmônica 2 de Janeiro, oriunda de Jacobina, 330 km de distância da capital, fundada em 2 de Janeiro de 1878, tem 147 anos de existência ininterruptas, sendo a terceira Filarmônica mais antiga da Bahia e a sétima do Brasil. Tem como regente, o Maestro Celso Santos e um quadro de monitores que ministram aulas de música na sede e em outros projetos parceiros da Filarmônica 2 de Janeiro.
Sua importância
Desempenha um papel vital na promoção da cultura e da música em Jacobina e municípios vizinhos.
Sua escola de música atende crianças, adolescentes e jovens de todas as classes sociais, e contribue para a formação artística da população e novos músicos.